Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Mar   Abril 2014   Mai

DSTQQSS
   1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
Julianna Willis Technology

O mais lido

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Feb
09
2009
OS ANOS 60 (II) PDF Imprimir E-mail
Noticias - Depoimentos
Escrito por Adylson Machado   

O Cine Itororó (16mm), de Bolivar, enfrentava a concorrência do Continental (35mm) – instalado onde fora o Glória – que trouxera, como primeira exibição, o premiado Orfeu do Carnaval, de Marcel Camus. Em meio aos faroestes e espadachins, chanchadas e Cantinflas, os menores de 18 anos esforçavam-se para assistir filmes proibidos, vigiados por Zé Birrinha, zeloso comissário de menores. A ousadia das cenas de “E Deus criou a mulher”, “Os cafajestes” ou “Europa de noite” (entre outros) fazia ecoar pela sala um interminável iisssshhhhhh, escândalo para as famílias, exigindo da direção o acender da luz durante a projeção para frustrar o desrespeito. 

 
Feb
01
2009
OS ANOS 60 (I) PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Noticias - Depoimentos
Escrito por Adylson Machado   

Quando o 1960 surgiu trouxe o Ginásio Juracy Magalhães (instalado no Grupo Escolar Getúlio Vargas), Exame de Admissão viabilizando o ingresso de seis dezenas de eufóricos fardados de cáqui (calça e blusão) e gravata preta (os meninos) e blusa branca e saia azul-marinho escuro (as meninas), alimentando a indústria de confecções de Julinho, Jaime, Valdo Xavier, Edirani, D. Zilda, D. Nair e D. Anésia.

 
Jan
23
2009
Depoimentos: DOS PRIMÓRDIOS AOS PRIMEIROS PASSOS (II) PDF Imprimir E-mail
Noticias - Depoimentos
Escrito por Adylson Machado   

 

O lugar, acostumado às refregas entre grupos vaqueiros da Cabana da Ponte e da Santa Maria, dos tiros e facadas no palco da Rua do Guarany às sextas e sábados, chocou-se com a “morte anunciada” de Zé Mocotó, que levou de roldão uma mãe de família, que não resistiu ao sangue da vítima borbotando da agonia no batente de casa. 

Ensaiou escola de música (com mestre Pedro Lima) e a eleição em 3 de outubro deu a certeza de que Itororó tinha certidão de nascimento – mesmo que não lavrada por Kardelina Noronha de Oliveira e sua letra, mais arte que caligrafia – materializada na posse do primeiro prefeito, aos 7 de abril do ano seguinte. Naquele 1959, no limbo da lembrança, o início do novo campo de futebol, que daria lugar ao Estádio Odilon Pompílio, nascido da lâmina do bissexto besouro da região, pertencente ao inesquecível fazendeiro.

 
Jan
13
2009
Depoimentos: DOS PRIMÓRDIOS AOS PRIMEIROS PASSOS (I) PDF Imprimir E-mail
Noticias - Depoimentos
Escrito por Adylson Machado   

 

De Itapuhy (ainda Cabeceiras do Colônia) daquele 26 de abril de 1926, até 1956, marco zero da proposta destes depoimentos, foram trinta anos. A destacar, a criação e instalação do Distrito, em 1935, que mudou de nome no início da década dos 40.

Para o menino sertanejo, chegante fugido da seca nos idos daquele outubro de 1955, pouco sucedeu até o advento da independência municipal, ressalvados a descoberta do Rio Colônia e suas cheias grandiosas, das chuvas intermitentes, do verdor esfuziante cobrindo as serras, das piculas atrás dos quero-queros na lagoa de “seu” Janga, da Escola Ruy Barbosa da Professora Carmelita Santana, da inauguração do Grupo Escolar Getúlio Vargas no chuvoso 15 de novembro de 1956, do seminarista Fernando de Boaventura, de Valmisão desafiando a ladeira lamacento-avermelhada da Rua da Cancela assim que chovia, da Rabada Gorda no Cachorro Assado, das compras na venda de “seu” Chuva, da padaria de “seu” Buarque, das queijadas de D. Idalina, da festa adrianina de Vavá Garcia por ter ganho na Federal.

 
Jan
07
2009
Depoimentos PDF Imprimir E-mail
Noticias - Depoimentos
Escrito por Adylson Machado   
 
Fomos convidado pela gentil Mary Mar, para escrever algo no Itororó.net sobre as gerações de ontem e hoje, referências para análise das possíveis mudanças comportamentais que vivemos e viés de compreensão do que poderia ser objeto de estudo da violência tão presente na atualidade. Não discrepando, o convite, de nos deixar livre para a abordagem de qualquer tema.
 
Ainda que, de imediato, pareça alheio à proposição, aproveitamos para encaminhar observações, escritas para o cinqüentenário de Itororó, que serão transcritas, semanalmente, em 11 depoimentos (elaborados a um só tempo), envolvendo as décadas de 50 a 70, vez que a partir daí todos os nascidos se constituem atores vivos da história.
 
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
" O amor é a vida acontecendo no momento:
sem passado, sem futuro, presente puro,
eternidade numa bolha de sabão... "

Rubem Alves


Noticias Relacionadas

Ultimos comentarios

Eu usava, minha mãe tbm usava e era ótimo, enquanto existiu nós usavamos, mas sumiu, dizem que o que é bom dura pouco!
▸ 15/04/14 16:26 Mais...

Tive o prazer de passar alguns meses no 9º BPM e conheci o Sub Tenente PM Gusmão, pessoa simples, de características fortes e como disse ...
▸ 18/11/13 22:04 Mais...

gostei muito dessa afirmação da primavera é muito legal saber disso amei. :-* :-* :-* :-* :-* :-*
▸ 02/10/13 08:54 Mais...

Sou de colatina ES e chegando aqui perdi minha bolsa com minha roupa e documentos, estou só com a roupa do corpo, favor quem achar ligar p...
▸ 20/09/13 23:51 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :80
mod_vvisit_counterOntem :471
mod_vvisit_counterSemana :2219
mod_vvisit_counterUltima Semana :3368
mod_vvisit_counterMês :11884
mod_vvisit_counterUltimo Mês :16127
mod_vvisit_counterTotal Visitas :1380650

Em linha: 17
Seu IP: 54.204.64.152
,
Hoje: 25-04-2014 04:43
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.