Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Ago   Setembro 2014   Out

DSTQQSS
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Julianna Walker Willis Technology

O mais lido

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Jan
23
2009
Depoimentos: DOS PRIMÓRDIOS AOS PRIMEIROS PASSOS (II) PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Noticias - Depoimentos
Escrito por Adylson Machado   

 

O lugar, acostumado às refregas entre grupos vaqueiros da Cabana da Ponte e da Santa Maria, dos tiros e facadas no palco da Rua do Guarany às sextas e sábados, chocou-se com a “morte anunciada” de Zé Mocotó, que levou de roldão uma mãe de família, que não resistiu ao sangue da vítima borbotando da agonia no batente de casa. 

Ensaiou escola de música (com mestre Pedro Lima) e a eleição em 3 de outubro deu a certeza de que Itororó tinha certidão de nascimento – mesmo que não lavrada por Kardelina Noronha de Oliveira e sua letra, mais arte que caligrafia – materializada na posse do primeiro prefeito, aos 7 de abril do ano seguinte. Naquele 1959, no limbo da lembrança, o início do novo campo de futebol, que daria lugar ao Estádio Odilon Pompílio, nascido da lâmina do bissexto besouro da região, pertencente ao inesquecível fazendeiro.

Acompanhando a organização do município, destaque-se a sua prefeitura no prédio que veio servir de moradia a Antônio Nunes, antes de transferida para a recém edificada sede da Cooperativa (o mais alto da cidade), rivalizando em pompa com o Ed. Euracy, todos submetidos ao revestimento da “pastilha” em vez da pintura tradicional. O Euracy, voltado para a Castro Alves, que logo se viu ocupada pelo traçado de uma praça que se respeitava; a Cooperativa, desafiando o velho largo de entulho dos sapateiros, despertando a expansão urbana que a terrinha exigia, abrindo caminho para a futura Avenida Manoel Novaes e a praça que se tornaria “da feira”, para substituir a vermelho-quiabento “da Igreja”, permanente exercício de equilíbrio em sábados de chuva para os que faziam compras.

E pela primeira vez ouviu falar no surgimento de um bairro: o Manoel Oliveira, extensão à moradia do fazendeiro, destinando área à edificação da nova matriz de Santo Antônio (um fim de mundo!, para os críticos) – acalentado sonho do Comendador João Alves de Oliveira – demonstrando estar o lugar a caminho do desenvolvimento, amparado na iminente instalação da fábrica de café de Juca Leão, na Rua Itabuna, que dava novos ares à industrialização da rubiácea, antes limitada a Valdemar da torrefação, na Rua Apertada.

(PRÓXIMA SEMANA: Os anos 60 – I)

 

Comentários (2)add comment

Gisélia Oliveira said:

Nunca esquecérei de um comentário seu no dia do meu casamento: "Lhe vi menina, e hoje lhe vejo mulher. Abraços (filha do saudoso Gerson Cardoso)
 
reportar abuso
-
abril 07, 2010
Votos: +0

eliana martins said:

Oi professor, que saudade dos velhos tempos na UESC..
De repente que conhecidencia me deparo com depoimentos do senhor aqui no site de Itororó, foi por acaso... mas foi bom ver que nao perdestes o costume de escrever, a caneta ou o computador continua sendo a sua grande companheira, e isso me deixa muito feliz pq as lembranças do GRANDE MESTRE Adylson esta sempre presente... Um forte Abraço!!!
 
reportar abuso
-
janeiro 23, 2009
Votos: +1

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
" A minha regra consiste, antes de começar alguma coisa, em verificar se é possível; se sei que a posso fazer se a ela me lançar decidida e entusiasticamente, e nao parar sem a ter concluído. "

Hunter


Ultimos comentarios

Caro amigo Moro em Curitiba com minha mãe, que é baiana orgulhosa de Itabuna.As vezes conversamos da boa época em que ela morou(anos 50...
▸ 15/06/14 15:01 Mais...

gostei pq me ajudou mt em uma redaçao do colegio .. :)
▸ 05/06/14 20:15 Mais...

Eu usava, minha mãe tbm usava e era ótimo, enquanto existiu nós usavamos, mas sumiu, dizem que o que é bom dura pouco!
▸ 15/04/14 16:26 Mais...

Tive o prazer de passar alguns meses no 9º BPM e conheci o Sub Tenente PM Gusmão, pessoa simples, de características fortes e como disse ...
▸ 18/11/13 22:04 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :210
mod_vvisit_counterOntem :586
mod_vvisit_counterSemana :796
mod_vvisit_counterUltima Semana :3510
mod_vvisit_counterMês :210
mod_vvisit_counterUltimo Mês :16081
mod_vvisit_counterTotal Visitas :1446028

Em linha: 24
Seu IP: 107.20.73.188
,
Hoje: 01-09-2014 10:38
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.