Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine

Traduzir WEB

 Set   Outubro 2014   Nov

DSTQQSS
   1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
Julianna Walker Willis Technology

O Tempo

O mais lido

Fome Zero
Doe sangue, doe vida

Denúncia o Desmatamento!

Vigie a Amazônia e proteste contra a destruição da floresta
DIGA NÃO a dengue e a malária
Banner
Monitored by eXternalTest
Jan
04
2009
Festa dos Bancários PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
História - Historia Antiga
Escrito por Miro Marques   
Dom, 04 de Janeiro de 2009 14:48

Desde a sua fundação, em 1922, século passado, que Itororó sempre contou com grandes eventos para animar a sua pequena e alegre população. Por iniciativa do fundador João Alves de Andrade, a fim de se desenvolver o povoado que ele idealizou e almejou ver um dia prosperar e entrar para o rol das grandes comunidades da região, e isto foi ele mesmo quem declarou na sua Carta Histórica escrita pouco tempo antes de sua morte, Itapuí foi sempre um protótipo de cidade alegre e tendente a crescer.

Seu fundador na sua concepção, sentia-se, também, na obrigação de fazer crescer aquela nova comunidade, onde seus habitantes pudessem viver alegres e felizes como os habitantes de outros centros mais desenvolvidos que ele conhecia. Então ele buscou no folclore nordestino as principais festas populares e as implantou na pequena comunidade de Itapuí. Criou comissoes organizadoras e as incentivou entusiasticamente, incusive, com o preciso patrocinio para que o povo tomasse gosto e levasse adiante o desenvolvimento de Itapuí. E assim, aquele pequeno povoado, seguindo a orientação do seu fundador e dos seus coadjuvantes diretos, em pouco tempo, avançava a longos passos pelas sendas do progresso.

Em 26 de abril de 1928, realizou a sua primeira feira pública que atraiu comerciantes e feirantes de toda a região. Festas de largos, novenas, ternos de reis, cordoes de macumba, folguedos juninos, carnaval, natal, grupo de pastorinhas, cantigas de roda, quermesse, dramatização e outras brincadeiras e festividades da época faziam a diversão da pequena população de Itapuí.

A instalação do Serviço de Alto Falantes a voz do cine Tupinambá, a implantação do primeiro cinema em 16mm (Cine Tupinambá), e a fundação do Clube Social de Itororó deram muita alegria para sua população e fizeram d euma pequena comunidade a civilização mais feliz da redondeza.

Em meio a tantas festividades, os bancários que eram considerados uma das classes tabalhadoras mais importantes da sociedade, também criaram nos anos sessenta, por iniciativa do bancário Aderbal Sousa Gonçalves, recém chegadod e Salvador onde participou e gostou de eventos desta natureza, foi criada uma comissão organizadora que contou com a participação de José Roque de Oliveira Filho (Pancho), Nilson Soares, José Pinto Leal, Antonio Ávila (Toi Bandinha), Osvaldo Ramos, Genuncio Pinheiro, Bolival Landi de Oliveira e outros bancários que dotaram Itororó de uma data a mais no seu calendário festivo. Para quem não sabe, bancários esbanjava poderio naquele tempo, o seu gordo salário fazia grande movimento em todo o final de semana nos bares da cidade. A partir da sexta-feira a tarde, ate o domingo a noite os bancários tomavam conta da cidade.

Cantorias violadas, jogos de pôquer, dandinhos, bilhares e outras atraçoes eram só o que rolava pelos quatro cantos da cidade sob patrocinio dos bancários de Itororó e disputou com sucesso o campeonato municipal.

O comercio fechava em alta o seu popozudo caixa, enriquecido com o pagamento em dia, efetuado pela classe do dinheiro, literalmente dita,  deixando alegres e contentes os comerciantes  das várias áreas. Festa dos Bancários, naquele tempo, era uma grandeza. O traje era sempre a rigor ou passeio completo. As meses do Clube Social de Itororó, local onde acontecia o evento, era a caráter ornamentadas. A cada mesa uma garrafa de champanhe, ou um litro de uisque ou algo mais, para brincar a presença marcante dos convidados e deixar o ambiente mais suntuoso e agradável.

Tinha até concurso do casal com melhor performance, melhor desenpenho na sala de dança, que chic não?. O repertório era dos mais seletos, bem a gosto e estilos músicais dos conjuntos previamente contratados. Bolero, tango, valsa, samba- canção anos 60, eiê, eiê, eiê, gafieiras Ect., eram os ritmos da época. E depois da meia noite tudo era carnaval, com suas marchinhas apropriadas ou sambas rasgados.

Foi sem dúvida- "porque não existe menor dúvida onde não existe dúvida"- um tempo bom aqueles tempos das boas festas dos bancários. Grupos músicais os mais sofisticados foram previamente contratados para animarem as festas promovidas pelos funcionários das redes bancária, conforme o seu requeinte e ocasião.

Ressaltamos a contratação  de Oliveira e seu conjunto, Bispão, Joedson, Cassino Royalle, Lordão, Lord Show, Vera Cruz e tantos outros que fizeram a alegria da população de Itororó. E sempre na tarde do dia seguinte havia matineê para alegria das crianças.

Adquirir um convite para participar da festa dos bancários era preciso passar por minunciosa triagem, pois a platéia tinha que ser extremamente seleta para um evento de tão elevado requinte.

Muitas vezes os bancários també fizeram com sucesso a festa dos namorados que em Itororó foi exibida por muito tempo. Fala-se também, na festa das rosas, outra novidade festiva que aconteceu por aqui, mas nunca, por maior que fosse o seu brilhantismo, tivesse superado uma edição da Festa dos Bancários. Mas como diz aquela máxima- "na vida tudo passa, pois nada nesta vida é eterno" - o tempo dos bancários também passou.

Queremos crer que a politica econômica do país foi a responsável pelo desaparecimento precoce daquela festa tvo significativa para o calendário social de Itororó. Os bancários maiores foram engolindo os menores e reduzindo o quadro de funcionários, a ponto de não ter mais condiçoes de bancar uma festa tão exuberante e que nos deixou tanta saudade.

Não afirmamos como e porque se deu o epílogo da festa dos bancários de Itororó, mas queremos crer que paradoxalmente, foi por falta de recursos financeiros que ocorreu no fim dos anos setenta, em Itororó, a última edição da inesquecível fesa dos bancários. E com a festa dos bancários também foi se embora a festa da cidade, o Sete de Setembro, os cordoes de macumba, os ternos de reis, as serenatas nos jardins, os cinemas, o Clube Social Etc. Etc. Etc. E tal.

 

 

Comentários (1)add comment

sonia said:

Gostaria de ter comunicação com Aderbal, quero saber se é o mesmo que estudou Odontologia aqui em Salvador.
Grata.
 
reportar abuso
-
setembro 15, 2009
Votos: +0

Escreva seu Comentário
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 
Itororo.net, o site da cidade de Itororó, em Bahia (Brasil)
Restaurante e Pizzaria Vitrine
" A preguiça e a indecisao sao traidoras, pois às vezes perdemos bens que poderíamos conquistar se nao fosse o medo de arriscar. "

Shakespeare


Noticias Relacionadas

Ultimos comentarios

8)Olá! Sou o Evandro Neves, compositor, arranjador e produtor musical, atualmente estou trabalhando em um projeto pop rock, quem já ouviu...
▸ 11/09/14 15:11 Mais...

Caro amigo Moro em Curitiba com minha mãe, que é baiana orgulhosa de Itabuna.As vezes conversamos da boa época em que ela morou(anos 50...
▸ 15/06/14 15:01 Mais...

gostei pq me ajudou mt em uma redaçao do colegio .. :)
▸ 05/06/14 20:15 Mais...

Eu usava, minha mãe tbm usava e era ótimo, enquanto existiu nós usavamos, mas sumiu, dizem que o que é bom dura pouco!
▸ 15/04/14 16:26 Mais...

Visitas em nosso site

mod_vvisit_counterHoje :194
mod_vvisit_counterOntem :724
mod_vvisit_counterSemana :194
mod_vvisit_counterUltima Semana :1697
mod_vvisit_counterMês :10469
mod_vvisit_counterUltimo Mês :17392
mod_vvisit_counterTotal Visitas :1473679

Em linha: 32
Seu IP: 54.83.103.17
,
Hoje: 26-10-2014 05:28
SISTEMA DE RASTREAMENTO DE OBJETOS dos Correios

Itororó.net
Todos os direitos reservados.
 Copyright © 2007-2012 Itororó - BAHIA
  Política de PrivacidadeValidatión CSSValidatión XHTML 1.0Designed by
.